Blog

« voltar

14/03/24

Pão Francês - Origem e Curiosidades

Dia do nosso queridinho Pão Francês, que de francês, não tem absolutamente nada. Essa maravilhosa receita foi criada no Brasil há muitos anos e se tornou o item mais vendido nas padarias. Outra curiosidade muito interessante é de como é chamado: Pão de Sal, Carioquinha, Cacetinho, Filão e outros demais nomes espalhados pelas regiões brasileiras.

Segundo os alguns dados da Associação Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), hoje, a média é de 45 milhões de brasileiros que compram este item todos os dias, além disso, a iguaria está presente em cerca de 70 mil padarias, utilizando uma faixa de 658 toneladas de farinha de trigo para que 76% dos brasileiros possam degustar no café da manhã.

Conhecendo um pouco sobre a origem do pão francês

A história do famoso pão francês se popularizou no início do século XX através das famílias reais da época. Consta que no interior da França haviam uns tipos de pães mais curtos com casca crocante e grande popularidade no país. Voltando para o Brasil, estas famílias, repassaram a descrição de tal pão para os padeiros, o que não teve muito sucesso devido a falta de experiência em processos e ingredientes. Com o passar do tempo e aprimoramento nas capacidades profissionais e processos, chegaram a famosa receita que temos atualmente – sempre crocante, macio, casca fina e bem acentuada – dando aquele toque fino que todo brasileiro ama.

Outra possível história é baseada na 1ª Guerra Mundial, onde consta que os brasileiros que voltavam de viagem a países da Europa, encomendavam a iguaria e os padeiros procuravam fazer uma imitação da famosa baguete francesa, dando origem aos rumores de como o pão francês foi criado.

Receita e evolução do pão francês 

Na receita original desta iguaria consta que era utilizado farinha de trigo, sal, água, reforçador e fermento biológico. Como opcionais utilizavam margarina e açúcar, chegando a uma receita de 50g (aproximadamente), tendo como resultado um pão macio, crocante, com miolo sedoso e pestana bem aberta. 

Antigamente o processo da receita demorava muitas horas, devido a fermentação da farinha, fermento e água em um cocho de madeira. Com o passar do tempo a receita migrou para as câmaras frias, responsáveis pelo estoque em temperaturas baixas e pelo crescimento da massa e processo de assar em temperaturas mais quentes, facilitando todo o controle e manuseio.

Como a evolução das máquinas e demandas, algumas panificadoras adotaram pré-misturas para produzir em grande escala e conseguir atender bem as exigências do consumidor, além disso, gerar mais rentabilidade, qualidade e custo-benefício. 

 Atual mercado do pão francês e o segredo para vender bem

Analisando o mercado atual e segundo os dados da Kantar/2019, esta iguaria está presente em 84% dos lares brasileiros, e segundo a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), são produzidos cerca de 18 milhões de pães todos os dias. O que torna o pão francês o carro-chefe de muitas padarias brasileiras.

Tratando-se de pão francês, é um produto unânime! Servindo como entrada, complementos e até se tornando protagonista das refeições no dia a dia. Para algumas pessoas essa iguaria tem uma memória mais afetiva e faz parte de lembranças dos cafés em famílias, com os amigos e até para aliviar a tensão cotidiana.

Além disso, o mercado vem atuando em diversas tecnologias e profissionais para manter o alto padrão de qualidade, fidelização de público, positivação da imagem e atendimento personalizado, criando uma experiência imersiva para o cliente. Lembrando que tudo isso vinculado a matéria prima de alta qualidade e com marcas que dão confiança, o fresco e sabor do produto final são incomparáveis.

Um segredo muito importante é sempre manter a disciplina no processo, usar uma farinha de qualidade, assar no ponto certo, utilizar todas as ferramentas necessárias para o cozimento e corte, manusear o forno com profissionalismos e ter todo cuidado necessário, pois, além de parecer “uma receita simples” o pão francês muda de sabor conforme as condições que são realizadas. 

 

Dia do Pão Francês: conheça a história da receita ‘queridinha’ dos brasileiros que de francesa não tem nada. Disponível em: https://redefoodservice.com.br/2022/03/dia-do-pao-frances-conheca-a-historia-da-receita-queridinha-dos-brasileiros-que-de-francesa-nao-tem-nada/. Acesso em: 13 mar 2024